A propriedade e especialmente a propriedade australiana é um excelente investimento. Não só é muito mais difícil perder dinheiro em propriedades do que no mercado de ações, mas com propriedades você também se beneficia tanto do crescimento estável do capital quanto da renda dos aluguéis. E, à medida que a receita de aluguel aumenta com o tempo, ele protege você da inflação. Ao mesmo tempo, você pode pedir dinheiro emprestado para comprar uma propriedade e, apesar do ambiente de alta tributação da Austrália, o investimento em propriedade pode ser muito Terreno em Sorocaba eficiente em termos fiscais.
Vamos dar uma olhada nessas vantagens e em alguns aspectos mais benéficos do investimento em propriedades residenciais com um pouco mais de detalhes.
1. Um mercado de investimento não dominado por investidores
Em primeiro lugar, você precisa perceber que cerca de setenta por cento de todos os imóveis residenciais são “ocupados pelo proprietário” e apenas trinta por cento são propriedade de investidores. Isso significa que os imóveis residenciais são o único mercado de investimento que de fato não é dominado pelos investidores, o que significa que existe um buffer natural no mercado que não está disponível no mercado de ações. Para simplificar, se os valores das propriedades caírem em 10%, 20% ou mesmo 40%, todos nós ainda precisamos de uma casa para morar e, portanto, a maioria dos ocupantes proprietários simplesmente suportará qualquer grande quebra em vez de vender e alugar (compare isso com mercado de ações, onde uma grande queda nos preços pode facilmente desencadear um sério colapso). Claro, os valores das propriedades podem cair e caem, mas eles simplesmente não mostram o mesmo nível de volatilidade que o mercado de ações e as propriedades oferecem um nível muito mais alto de segurança.
E se você não acredita em mim quando digo que um imóvel residencial é um investimento seguro, pergunte aos bancos. Os bancos sempre viram os imóveis residenciais como uma excelente segurança e é por isso que emprestam até 90% do valor do seu imóvel; eles sabem que os valores das propriedades nunca caíram no longo prazo.
2. Crescimento sustentado
Os preços dos imóveis na Austrália tendem a se mover em ciclos e historicamente têm se saído bem, dobrando em ciclos de cerca de 7 a 12 anos (o que equivale a cerca de 6% a 10% de crescimento anual). Todos nós sabemos que a história não é garantia para o futuro, mas combinada com o bom senso é tudo o que temos. Não há razão para pensar que as tendências imobiliárias dos últimos 100 anos não continuariam nas próximas décadas, mas para ter sucesso no investimento imobiliário você deve estar preparado e capaz de enfrentar quaisquer tempestades intermediárias do mercado, mas que aplica-se a qualquer veículo de investimento que você escolher.
O preço médio de uma casa na Austrália entre 1986 e 2006, conforme publicado pelo Real Estate Institute of Australia (REIA), mostra que, em junho de 1986, você teria comprado uma casa média por $ 80.800. Essa mesma casa teria valido $ 160.500 em 1986, o que é quase o dobro do que você pagou 10 anos antes. Outros 10 anos depois, em 2006, aquela casa média valia cerca de $ 396.400. Portanto, entre 1986 e 2006 essa casa média aumentou quase 400% ou cerca de 8,3% ao ano.